sábado, 10 de novembro de 2007

Planetário ...sobreviverá?!?!?!

O que falar do MDCC - Museu Dinâmico de Ciências de Campinas...
Já contamos nossas primeiras impressões e experiências no MDCC. BOM... hoje na terceira semana de estágio já esquecemos todas nossas frustrações em relação ao local que fomos enviadas. O fato de não estar fazendo nada relacionado com acervos, bibliotecas, enfim com a “HISTÓRIA” foi superado quando vimos o lado positivo da instituição e que poderíamos desenvolver algo. Percebemos que nesse Museu há espaço para tudo, até mesmo para estagiárias de história!!!!
Recapitulando... o MDCC é uma instituição com organização própria voltada absolutamente para práticas pedagógicas. Visa através dos seus espaços contemplar de maneira interativa (e gostosa) o ensino padronizado das escolas. Sua estrutura é ótima. Seus funcionários, cheios de boas intenções e disposição para as atividades realizadas em prol da educação. Nos receberam de braços abertos. Enfim, o MDCC é um lugar maravilhoso!!!
Só tem um problema: está abandonado.
Poderíamos descrever todos os laboratórios, as atividades, o propósito, tudo... temos certeza que vocês achariam interessante associação entre ensinamentos científicos, através do cotidiano, e dinamismo. Infelizmente, hoje seria inútil, não há mais atividades. Isso tudo ficou na memória dos que trabalharam lá e dos que restaram ainda. O Museu de Ciências não funciona mais e o Planetário está com seus dias contados.
Tendo isto em vista, decidimos nos ocupar e construir uma espécie de painel para comemorar os vinte anos do planetário. Na tentativa de resgatar um pouco da história do Planetário (do MDCC) é que ficamos tristes com o abandono que a instituição sofre. Convidamos a todos que nunca foram em um planetário antes (e também quem já conhece), a realizarem uma visita nesse do Taquaral, assim vocês poderão ficar encantados e também indignados com a atual situação do local.
Esse é mais um desabafo!
Indignadas com a situação decidimos mudar os rumos do nosso projeto, nos propormos a fazer um texto contando um pouco da história do MDCC e visando, em primeiro lugar, mostrar para os estudantes da Unicamp como o Espaço Ciência-Escola, em plena atividade, pode ser um local legal para se estagiar e como é importante na formação dos alunos das escolas públicas. Nosso objetivo é ir nos CAs das exatas e na biologia divulgar o espaço e tentar construir uma mobilização para que a Unicamp volte a usufruir do local. (Essa explicação está breve, podemos postar depois mais detalhes!)

Nosso depoimento abre espaço para uma proposta para a sala. Pelas nossas conversas, sabemos que essa é a mesma situação vivida nos outros museus. Convidamos a todos, já que não estamos podendo ajudar de forma efetiva nos locais de estágio (como nós e eles queriam, primeiro por causa do tempo, sejamos realistas), a nos juntarmos para fazermos um pequeno dossiê contendo informações sobre a precarização que os museus estão sofrendo e talvez quem sabe, enviar para a Renata, que é a coordenadora dos museus. Sei que está em final de semestre e tudo mais, só estamos propondo uma ou duas folhas escritas, visão de alguns futuros historiadores sobre a importância dos museus continuarem existindo com investimentos decentes.
O que vocês acham????

B-jinhos a todos Andresa e Raquel.

Um comentário:

Zé Alves disse...

A proposta de vcs é excepcional. Dá trabalho mas demonstra que estamos envolvidos com a situação dos museus e órgãos ligados à cidade de Campinas.
Acho que poderemos oferecer isso ao final do nosso Estágio para a Renata, como uma contribuição da turma 06, e tb já estabelecermos o contato para o ano seguinte.
Corajosa tb a atitude de vcs de construírem o painel relativo ao aniversário do Planetário.