Pois é me enganaram!
Primeiro disseram que iriamos para o CONDEPACC e, chegando lá, descobri que iria estagiar no CSPC. Essa foi a primeiro susto. Siglas! CONDEPACC é o conselho que delibera e discute assuntos de patrimonio histórico, arquitetônico, cultural e ambiental em campinas, enquanto que CSPC é o orgão técnico que faz os estudos dos bens a serem tombados! UFA! no final das contas não me enganaram tanto assim... mas foi por pouco.
Na segunda-feira da reunião geral, fomos apresentados para a diretora geral do CSPC, a Daisy e para a "braço-direito" da Daisy, a Fabiola. Mulheres muito legais, atenciosas e prontas para conversar, discutir e ajudar em qualquer dificuldade ou angustia no trabalho.
Por causa do pequeno tempo que temos para estagiar, elas resolveram criar uma atividade capaz de nos apresentar como é trabalhar com patrimonio num orgão do governo. Ou seja, como é todo o tramite técnico-burocrático para se tombar um bem.
A atividade proposta foi o estudo de um bem tombado do centro da cidade e a indicação de uma possível intervenção para esse edifício. Fui presenteado como o Solar do Barão de Itapura, atual sede da Puccamp central. Esse foi o terceiro processo aberto pelo CONDEPACC, e antes disso, em 1983, o edifício já havia sido tombado pelo CONDEPHAAT.
Bom a pilha de documentos do processo é enorme e exaustivamente repetitiva! Nosso trabalho começou por uma leitura do processo e depois teriamos que pesquisar mais sobre o edifício para construirmos um argumento que defendesse e pautasse nossa proposta... Bem é isso que estamos fazendo.
Parece tudo muito fácil, mas há alguns impecilhos que aparecem no decorrer do percurso. Vamos ao primeiro que estou enfrentado:
Depois de ter vistoriado o edificio, achei necessário fazer um ensaio fotográfico para anexar no meu trabalho e entrei em contato com a PUC para pedir autorização. Enfim encontri um tramite burocrático bem chato.
O segundo, que foi breve e não causou a queda de nenhum fio de cabelo:
Nos encaminharam para pesquisar no arquivo municipal e como a Flavia trabalha lá, pedi para ela se informar se havia algum documento para eu olhar e não perder a viagem. Segundo a chefe dela não havia nada e era para eu ir pesquisar na CEPLAMA. Aonde é isso? Fabiola me informou que era na prefeitura,e o impecilho foi resolvido.
Enfim acho que são as chatices do ofício, mas é bem legal!!
Depois envio mais informaçoes
Até a próxima...
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário