domingo, 11 de novembro de 2007

MACC - Museu de Arte Contemporânea de Campinas

Semana I

Pretendemos, aqui, narrar semanalmente um pouco do que acontece durante nosso estágio no MACC. Para tanto, nesta primeira postagem recuperaremos os pontos principais das últimas três semanas (ou seja, quase 50% do período do estágio!!!).
Logo na primeira semana fomos recebidas pelo diretor do museu (ainda que, oficialmente, o nome de seu cargo seja outro). Ele foi muito atencioso, apresentou-nos os espaços do museu e, de forma bastante detida, a atual exposição preparada pelo MACC. É uma exposição de Aldemir Martins, artista nordestino brasileiro. Fernando (o diretor) contou-nos algo a respeito do artista e sua trajetória profissional, e depois passou a assuntos relacionados à organização e montagem da exposição. Contou-nos cada passo percorrido, desde os primeiros contatos com o filho do artista, para a escolha das obras expostas, até a lógica seguida para a distribuição das obras pelo museu, os elementos usados para a divulgação da exposição, o público que freqüenta o museu, etc. Comentou, também, acerca das dificuldades técnicas e financeiras pelas quais passa o MACC, como falta de pessoal ou falta de verba para solucionar problemas (como uma luz queimada desde fevereiro, ou a falta de internet no museu).
Em seguida, levou-nos ao acervo do museu, mostrou um pouco do que havia lá, comentando, também, sobre a melhor forma de guardar cada tipo de obra. É um espaço que também está bem abandonado, o que já ocasionou o início da deterioração de algumas obras.
Por fim, mostrou-nos a bibilioteca do MACC, uma salinha pequena onde catálogos de exposições, periódicos e livros sobre arte repousam desorganizadamente em prateleiras empoeiradas.
Após essa visita minuciosa, Fernando comentou que a principal necessidade deles, no momento, era que auxiliássemos em visitas de estudantes ao museu, pois o MACC não conta mais com monitores. Entretanto, tais visitas são sazonais, não ocorrendo sempre nem em todos os dias do estágio. Mesmo assim, nenhuma outra atividade nos foi pedida ou proposta. Assim, saímos da primeira semana de estágio com a impressão de que não sabiam como nos envolver nas atividades do museu, e tendo feito absolutamente nada (com a perspectiva de que continuaria assim).

Semana II

Na segunda semana de estágio, acompanhamos visitas de escolas. Sabendo, porém, que elas não seriam suficientes para proporcionar-nos atividades durante todas as horas de estágio, chegamos ao museu com duas propostas para apresentar ao diretor, para que o estágio não se tornasse algo meramente formal.
No primeiro contato com o museu percebemos que nem o acervo nem a biblioteca eram catalogados. Na realidade, o museu não tem qualquer controle a respeito do que possui nesse sentido: sobre o acervo, há apenas um inventário desatualizado; da biblioteca, não tem qualquer tipo de listagem que levante o material lá existente, além de estarem todos os livros simplesmente depositados lá, sem seguir qualquer tipo de ordem que permita a pesquisa. Propusemos, assim, a realização de um desses dois trabalhos (pois, em decorrência do curto período de desenvolvimento do estágio, visto que o iniciamos quase no final do semestre, seria inviável a realização das duas atividades). Fernando se mostrou muito interessado pelas propostas que apresentamos, parecendo inclinar-se um pouco mais à catalogação dos livros da biblioteca, pois disse que um trabalho que há muito queria desenvolver, porém que não tinha pessoal suficiente para fazê-lo, era realizar uma listagem desses livros e disponibilizá-la à comunidade no site do MACC.
Então, combinamos assim: faremos um inventário dos livros e catálogos da biblioteca do MACC. A partir dessa listagem, buscaremos dados que completassem a catalogação: número de tombo, palavras-chave, resumo (conforme há na base Acervus, da Unicamp; essa base e a da Library of Congress são as nossas fontes para tais dados). Por fim, etiquetaremos os livros e os organizaremos segundo seus números de referência, para que possam ser efetivamente encontrados. Fernando pediu que apresentássemos essa proposta por escrito, para formalizarmos o projeto.

Semana III

Na terceira semana de estágio começamos o inventário dos livros da biblioteca do MACC. Para isso, levamos um laptop (pois o museu não dispõe de computadores que pudéssemos usar). Por enquanto, a proposta está sendo desenvolvida, ainda que não sem algumas conturbações. Possivelmente o principal obstáculo foi quando uma funcionário pediu-nos que desligássemos nosso laptop pois estávamos ocupando a tomada onde ela liga seu rádio. Em alguns momentos esse tipo de descaso com relação ao trabalho no museu e ao trabalho que nós, estagiárias, estamos desenvolvendo, fica mais evidente, o que desanima um pouco, parecendo ser inútil nossa tentativa de envolvimento com as atividades do museu.
Após o levantamento de alguns dos livros da biblioteca, continuamos o trabalho em casa ou na Unicamp. A tarefa de levantar dados a respeito dos livros está sendo realizado em outros momentos que não durante o estágio, pois não há internet que se possa usar para a pesquisa dessas informações sobre os livros.
Nessa semana, também acompanhamos um visita de estudantes ao museu (era 45 alunos de sétima série do Ensino Fundamental).

Daniele e Luna

Um comentário:

Zé Alves disse...

Dani e Luna: foi no MACC que o trabalho estava quase pronto e os computadores foram roubados e não havia back-up?
Excelente a iniciativa de vcs para que o estágio não fosse algo apenas formal ou em "brancas nuvens".
Uma coisa fica pelos relatos comuns sobre a escassez de recursos: não há nenhuma diretriz que assegure a manutenção destes espaços ou mesmo alguma associação que cobre o poder público.
Lembrem-se que os Museus lidam com formadores de opinião e, portanto, deveriam ter uma repercussão maior para o estado em que se encontram...