Após conversar com a cordenadora do Museu da Cidade, Renata, ela nos propôs, primeiramente, fazer a limpeza do acervo e a localização das peças de acordo com o livro de tombamento. Infelizmente não podemos cumprir a primeira parte da proposta porque não havia recusos, ou seja, não havia material disponível para tal. A segunda parte foi necessária porque devida a situação precária em que se econtravam, eles haviam sido assaltados e perdido todaa catalogação que estava nos computadores roubados. Assim, nosso trabalho foi, basicamente, conferir junto a um livro de registros a localização dos objetos em seus devidos lugares e se conferiam o seu número de registro. O historiador do museu, Américo, lamentou pelo pouco tempo de estágio, pois não houve tempo de preparar uma atividade mais complacente aos objetivos do próprio estágio.
Talvez uma atividade elaborada com certa antecedência tivesse sido mais proveitosa, porém estamos de acordo de que ter entrado em contato com o acervo do museu também não foi de todo mal. Gostamos de conhecer um pouco da história do museu o qual possui três acervos: museu histórico, museu folclórico e museu etnográfico. Trabalhamos essencialmente com o primeiro deles. Tivemos alguma dificuldade devido ao tipo de catalogação, pois muitas peças tinham RG que não batiam com o livro de registro que utilizamos, outras que não tinham descrição da peça e muitas que estavam sem tombamento.
O que mais lamentamos foi de ver a situação a qual se encontram o acervo e o próprio museu. As peças não tem conservação, não há higienização e o pior mesmo é o estado do prédio do museu. O telhado está cheio de goteiras que destroem as peças, pois estas não tem proteção nenhuma. Devida a má conservação do prédio presenciamos uma situação ao mesmo tempo cômica e lamentável. Um dia que chegamos para trabalhar um gato, que estava morando lá escondido, destruiu um leque do século XIX. Achamos que esse episódio ilustra em parte o descaso para com o museu.
Infelizmente as quatro semanas passaram. Ajudamos no que pudemos. E esperamos que essa situação mude. Para nossa experiência foi agradável. Fomos muito bem tratadas e tivemos todo o acompanhamento que precisava-mos por parte dos funcionários.
Por Lívia e Keiko
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário