

Entrada para o Planetário:
A sala do planetário é semelhante a uma cúpula. As cadeiras posicionadas de acordo com o círculo da sala, e no meio dela, se encontra o verdadeiro planetário. Planetário: equipamento que simula o céu, sobretudo noturno, em qualquer latitude/longitude e em qualquer data. O Planetário de Campinas simula o céu de acordo com a data atual e a latitude e longitude da cidade, ou seja, todos os dias Cláudio e Michel atualizam a apresentação fazendo pequenas alterações de posição do céu estrelado. É um dos poucos planetários brasileiros que se preocupam com isso.Os condutores do Planetário: Cláudio e Michel
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“Devido a gases de nossa atmosfera, a poluição, e as luzes das cidades, nós não conseguimos ver a luz de todas as estrelas no céu. Mas aqui no Planetário, tudo é diferente! Aqui, nós podemos ignorar as luzes da cidade e afastar todas as nuvens. Vejam!” (Música: 2001: Odisséia no Espaço – Nuvens se afastam até o céu ficar completamente límpido e cheio de estrelas).
A reação das crianças nesse momento é incrível. Quanto menor a criança, melhor a reação: “Oohh!! Que lindo!! NOSSA!”. É realmente sensacional, a sensação é de fato de estar olhando um céu verdadeiro. A apresentação do Planetário de Campinas também se diferencia por ser ao vivo, e não apenas uma gravação, como ocorre em outros planetários. Enquanto um fala sobre o espaço, comentando sobre constelações, estrelas, planetas, o outro coordena a diversa trilha sonora. Cláudio e Michel sempre alternam esses papéis. Detalhe: apesar da cabine de comando dispor de luzes especiais, eles comandam tudo, desde o planetário até as trocas de música, em um breu total, já se acostumaram a fazer tudo no escuro.
“Vejam essas estrelas, elas parecem formar um grande anzol ou até mesmo uma letra "S". Essas estrelas formam a constelação de um animal, um animal muito conhecido por todos nós. Até mesmo o ferrão deste animal, no final de sua cauda, é representado por estas duas estrelas mais brilhantes. Muitos de vocês já adivinharam de quem estamos falando. Para os que ainda não sabem, o planetário pode nos ajudar. (Pouco a pouco, um desenho, por cima das estrelas começa a aparecer lentamente, até se tornar bem nítido e vivo: um escorpião) Esta é a Constelação do Escorpião.”Esse é um dos momentos mais bonitos da sessão, a formação da constelação. Com o passar dos meses, muda-se a constelação apresentada devido ao movimento natural da Terra. Infelizmente nós só tivemos a oportunidade de ver a constelação de escorpião, se não estamos enganadas, a próxima seria a constelação de Leão! A foto aqui postada é mera ilustração...
A sessão também dá direito a uma viagem espacial. Depois da contagem regressiva para o lançamento, as estrelas começam a rodar, a música fica mais animada, e de repente, temos a impressão de que é a sala inteira que está rodando. É normal ficar tonto. Na viagem vamos até planetas mais distantes, como Marte, Júpiter e Saturno, até voltarmos ao planeta Terra. No final ainda passamos por um grande susto, mas essa parte não contaremos, para não estragar a surpresa, caso alguns de vocês tenham a oportunidade de assistir uma sessão.
O repertório do planetário não se limita apenas a essas sessões. Acompanhamos também uma aula de astrometria para o pessoal de engenharia civil da Unicamp, que é um ramo da astronomia que lida com a posição das estrelas e outros corpos celestiais, suas distâncias e movimentos. Foi ela a responsável pela descoberta de maneiras de medir a passagem do tempo, originando os primeiros relógios da humanidade: os relógios de sol, que ainda estão em uso.Irma e Gláucia no saguão de entrada:
O planetário também dispõe de auditório para sessões mais longas e explicativas. Acompanhamos uma apresentação sobre O Sistema Solar, para uma turma de Ensino Médio, muito interessante, em que os alunos conseguiram ter uma melhor noção da dimensão da velocidade da luz, ou da velocidade diversa dos planetas em suas órbitas.
Antigamente (há cinco anos atrás), a variedade das sessões do planetário era muito maior. Existiam palestras sobre Cometas, Eclipses, Órbitas, Cinturão de Asteróides, A Conquista do Espaço, Origem e Futuro do Espaço... Cursos sobre Astronomia Esférica, As Treze Constelações do Zodíaco, A Busca de vida inteligente Extra Terrestre, dentre outros. (informações retiradas dos relatórios de atividades dos anos anteriores). Hoje, com o menor número de funcionários, isso se torna impraticável.
Lavínia e Gláucia no escritório do Planetário:Nas últimas semanas, tiramos fotos, tanto do planetário e sua equipe quanto do Espaço-Escola e seus laboratórios abandonados, acompanhamos sessões, conversamos bastante com o Cláudio e Michel que nos disponibilizaram documentos do Planetário e duas teses sobre o MDCC para um melhor conhecimento da história do Museu. Planejaremos, a partir daí, a elaboração de um painel sobre a história do Planetário e sua importância, além do relatório final que será encaminhado para a Renata e para diversos CA’s da Unicamp. Tal relatório não será muito diferente dos posts publicados aqui. Até mais!
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