sábado, 10 de novembro de 2007

Planetário ...sobreviverá?!?!?!

O que falar do MDCC - Museu Dinâmico de Ciências de Campinas...
Já contamos nossas primeiras impressões e experiências no MDCC. BOM... hoje na terceira semana de estágio já esquecemos todas nossas frustrações em relação ao local que fomos enviadas. O fato de não estar fazendo nada relacionado com acervos, bibliotecas, enfim com a “HISTÓRIA” foi superado quando vimos o lado positivo da instituição e que poderíamos desenvolver algo. Percebemos que nesse Museu há espaço para tudo, até mesmo para estagiárias de história!!!!
Recapitulando... o MDCC é uma instituição com organização própria voltada absolutamente para práticas pedagógicas. Visa através dos seus espaços contemplar de maneira interativa (e gostosa) o ensino padronizado das escolas. Sua estrutura é ótima. Seus funcionários, cheios de boas intenções e disposição para as atividades realizadas em prol da educação. Nos receberam de braços abertos. Enfim, o MDCC é um lugar maravilhoso!!!
Só tem um problema: está abandonado.
Poderíamos descrever todos os laboratórios, as atividades, o propósito, tudo... temos certeza que vocês achariam interessante associação entre ensinamentos científicos, através do cotidiano, e dinamismo. Infelizmente, hoje seria inútil, não há mais atividades. Isso tudo ficou na memória dos que trabalharam lá e dos que restaram ainda. O Museu de Ciências não funciona mais e o Planetário está com seus dias contados.
Tendo isto em vista, decidimos nos ocupar e construir uma espécie de painel para comemorar os vinte anos do planetário. Na tentativa de resgatar um pouco da história do Planetário (do MDCC) é que ficamos tristes com o abandono que a instituição sofre. Convidamos a todos que nunca foram em um planetário antes (e também quem já conhece), a realizarem uma visita nesse do Taquaral, assim vocês poderão ficar encantados e também indignados com a atual situação do local.
Esse é mais um desabafo!
Indignadas com a situação decidimos mudar os rumos do nosso projeto, nos propormos a fazer um texto contando um pouco da história do MDCC e visando, em primeiro lugar, mostrar para os estudantes da Unicamp como o Espaço Ciência-Escola, em plena atividade, pode ser um local legal para se estagiar e como é importante na formação dos alunos das escolas públicas. Nosso objetivo é ir nos CAs das exatas e na biologia divulgar o espaço e tentar construir uma mobilização para que a Unicamp volte a usufruir do local. (Essa explicação está breve, podemos postar depois mais detalhes!)

Nosso depoimento abre espaço para uma proposta para a sala. Pelas nossas conversas, sabemos que essa é a mesma situação vivida nos outros museus. Convidamos a todos, já que não estamos podendo ajudar de forma efetiva nos locais de estágio (como nós e eles queriam, primeiro por causa do tempo, sejamos realistas), a nos juntarmos para fazermos um pequeno dossiê contendo informações sobre a precarização que os museus estão sofrendo e talvez quem sabe, enviar para a Renata, que é a coordenadora dos museus. Sei que está em final de semestre e tudo mais, só estamos propondo uma ou duas folhas escritas, visão de alguns futuros historiadores sobre a importância dos museus continuarem existindo com investimentos decentes.
O que vocês acham????

B-jinhos a todos Andresa e Raquel.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Planetário de Campinas: Primeiros Contatos

O Planetário de Campinas acaba de completar, no final de outubro de 2007, 20 anos de existência. É um espaço bastante interessante. Ao mesmo tempo em que é uma construção moderna, bem situada no Taquaral, a maioria não sabe onde fica e até desconhece sua existência. Muitos, na verdade, nunca foram em um planetário.
Lá, conhecemos Glauco, o atual diretor do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC), sendo este formado pelo Planetário e pelo Espaço Ciência-Escola. Apesar de ter-nos dado um belo bolo no encontro da Estação Ferroviária, nos recebeu muito bem, fez um envolvente discurso sobre Ciência e o Planetário, e propôs para que trabalhássemos na sonoplastia da apresentação, aos domingos, visto que desde junho as sessões públicas foram cortadas por falta de pessoal para coordenar a apresentação aos finais de semana.
A proposta era interessante. Aprenderíamos a coordenar a sonoplastia da apresentação para que as sessões públicas fossem reabertas aos domingos. Ele então, nos apresentou aos dois e únicos responsáveis pelas apresentações, Cláudio e Michel, que começaram a nos explicar o que era de fato o planetário e o que faríamos.
Porém, ao serem informados do tempo em que estagiaríamos, a fisionomia de ambos mudou. Eles acreditavam que trabalharíamos lá por pelo menos seis meses, e não seis semanas. Para que aprenderíamos algo (trocar músicas no tempo certo) que não utilizaríamos depois e nem os ajudaríamos mais? Para que divulgar sessões públicas aos domingos se logo em dezembro elas não mais existiriam?
Conversando com o Cláudio e o Michel, começamos a perceber a triste realidade de todo o MDCC. Formado por um convênio firmado em 1982, entre a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp, a FUNCAMP (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), o museu encontra-se atualmente com um financiamento mínimo para o pagamento de alguns funcionários, sendo que outros chegam a ser pagos com o próprio dinheiro das apresentações feitas às escolas durante a semana.
Há apenas um contratado pela Unicamp (Cláudio), os outros são contratados pelo museu, como Michel, Gláucia (secretária), Irma, Virgínia (responsáveis pela administração do local e recepção das escolas) e Dorinha (limpeza), todos muito receptivos e agradáveis, dando até mesmo um aspecto de ambiente familiar, visto que a maioria já trabalha lá há mais de 14 anos.
O Espaço Ciência-Escola, composto por dois laboratórios, um de química e um de biologia, além de espaços de interação e uma Oficina Técnica, onde professores e pesquisadores podem fazer brinquedos de madeira e maquetes, encontra-se completamente abandonado. É algo frustrante de ver. Há ótimos equipamentos, tabelas periódicas, brinquedos educativos, uma pequena biblioteca com diversos livros de Ciências, Matemática, Biologia... Tudo completamente abandonado, pois não há funcionários suficientes para seu funcionamento.
Todos os equipamentos, incluindo o planetário (a máquina, especificamente) e os instrumentos dos laboratórios, são da Unicamp. A administração fica a cargo da Prefeitura, e então entendemos o porquê de um fiscal de planejamento urbano (Glauco) ocupar atualmente o cargo de Coordenador de um Museu de Ciências. Glauco, na verdade, não possui nenhuma experiência na área e tampouco se importou em avisar aos responsáveis, Cláudio e Michel, que ficaríamos por apenas seis semanas.
A situação de verba é outro problema grave. A cada ano, há reajustes nos salários dos atuais funcionários, mas não ocorre o mesmo com o preço das apresentações. É claro que se houvesse um financiamento maior do convênio, o fundo gerado pelas apresentações poderia ser utilizado para o aprimoramento de todo o museu.
Também não há uma política de substituição de funcionários. Nos tempos áureos, havia sete funcionários da própria Unicamp, além de dez bolsistas, e isso apenas no Planetário. O único que restou para contar a história foi o Cláudio. Segundo ele, o desinteresse da Universidade pelo Museu cresce a cada ano. O fato de o Museu se firmar por um convênio também não ajudou, pois o desinteresse inicial de algumas partes terminou por originar um descompromisso de todas as outras.
Assim, levando em conta todas as circunstâncias, o que o Cláudio e o Michel nos propuseram foi um estágio mais pautado na observação, devido ao curto tempo de estágio. Primeiramente, assistiríamos às sessões como visitantes normais, até mesmo porque nenhuma de nós duas havia tido contato com um planetário. Depois, passaríamos a assistir na cabine, parar observar como é o trabalho dos “planetaristas”, e, quem sabe, chegar a trabalhar um pouco com a sonoplastia.
De fato, foi o que fizemos nas últimas semanas. Foi, certamente, uma experiência diferente de qualquer outra, que será contada de uma próxima vez. No entanto, gostaríamos de fazer algo mais pelo Museu, e começamos por aqui, ao relatar para vocês um pouco do que se esconde por trás da fachada de uma bela estrutura física ou de um site informativo (
www.abcmc.org.br/mdcc/apresent.html) que chega a informar o funcionamento normal e dinâmico de todo o museu e suas variadas atividades.
Que ninguém se espante, portanto, por não haver nenhuma comemoração pelos 20 anos de existência do Planetário de Campinas. Comemorar o que?
Andresa e Raquel

O blog é nosso relatório

Pessoal: a proposta do blog é de uma construção individual e coletiva do nosso relatório final. Coletiva por permitir a interação entre todos da turma 06; individual por exigir a elaboração e colaboração de cada um.
A principal característica que esperamos desse formato de relatório é que as experiências nos estágios não ficassem restritas à leitura apenas dos professores responsáveis pela disciplina.
Agora que todos já receberam o convite para postarem como autores é fundamental que cooperem. Não se esqueçam que já estamos praticamente na metade do mês de novembro e as nossas atividades se estendem até a conclusão dos estágios. Depois desta primeira proposta de apresentação do local do estágio surgirão outros posts que serão propostos por nós e por vocês.
Se esta experiência, que me parece mais interessante, não funcionar teremos que enviar um formulário para que este relatório seja produzido. Sem o relatório não há forma de justificar/comprovar a realização do estágio, nem a avaliação.
Estamos esperando a colaboração de todos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sobre a Ditadura Militar

Olá, bravos autores da exposição sobre Ditadura Militar.
Envio, em primeira-mão, o lançamento dos fascículos que a Caros Amigos realizou sobre o tema. Lembrei imediatamente de vocês, e de nossas discussões sobre como abordar o assunto para o grande público.
(aliás, a expressão "a história em cima dos fatos" que eles usaram é de matar)
Por falar nisso, onde estão as postagens de vocês?


http://www.youtube.com/watch?v=gK5fnSzgwig

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Começando nossa experiência

A primeira proposta sugerida é: cada estagiário deverá escrever um breve texto apresentando o lugar que está estagiando e quais as tarefas que está desempenhando.
A partir daí poderemos interagir em nossos comentários...

Teste

Testando o nosso blog do Estágio